Notícias

Terça-feira, 04 de Agosto de 2015

Garçonete do Outback chamada de ‘vassourinha do Harry Potter’ será indenizada

O Outback Steakhouse (CLS Restaurantes Brasília Ltda) foi condenado a pagar R$ 18 mil de indenização por danos morais para uma ex-garçonete que era alvo de vários apelidos. A funcionária era chamada, pelos colegas de trabalho e superiores, de “vassourinha do Harry Potter”, “Olívia Palito”, “magrela” e “desnutrida”. A decisão é do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª região, em Goiás.

O restaurante australiano já havia sido condenado, mas recorreu afirmando que não houve nenhum tipo de ato ilícito a ser indenizado, e que não ficou provado nem os danos decorrentes do suposto desrespeito. A trabalhadora também recorreu ao TRT, pedindo uma indenização maior.

O relator do processo, o juiz Israel Brasil Adourian, considerou que os depoimentos das testemunhas comprovaramque a garçonete era vítima de apelidos vexatórios durante todo o contrato de trabalho, mesmo tendo pedido queos colegas e principalmente o gerente que parassem de chamá-la dessas maneiras. Quanto ao valor indenizatório, O TRT considerou razoável o valor de R$ 18 mil, correspondente a aproximadamente 11 vezes a remuneração da empregada, e manteve a sentença.

Procurado, o Outback Steakhouse esclareceu que não comenta sobre processos em andamento, mas reforçou "que preza pela cultura e os valores da marca e rechaça qualquer tipo de atitude que não reflita respeito aos colaboradores". A rede também afirmou que "preza pelo alto nível de satisfação de seus colaboradores, investindo constantemente em gestão e capacitação de pessoas, com reais chances de desenvolvimento profissional".


Fonte: Extra Online