Notícias

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2013

Tortura: Delegado decide ouvir todos os 52 presos torturados

Devido à complexidade e à repercussão do caso, o delegado que preside o inquérito visando à apuração de responsabilidades na tortura de 52 presos da Penitenciária Estadual de Vila Velha III, no Complexo do Xuri, vai ouvir todos os detentos que sofreram os maus tratos no dia 2 de janeiro e tornados públicos no dia 10 de janeiro, quando a denúncia foi feita à Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Tortura do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Trabalhando, agora, numa sala da Superintendência de Polícia Prisional, em Vitória, o delegado Rafael Andrade Catunda, titular da Delegacia de Crimes no Sistema Carcerário e Socioeducativo da Polícia Civil, disse que está contando com a ajuda do Ministério Público Estadual (MPE) para acelerar os trabalhos.

“Acredito que agora vem a parte mais complicada, que é a identificação de cada um dos mais de 20 agentes que estavam no dia para individualizar o envolvimento de cada um deles nas práticas. Todos os depoimentos dos presos estão confirmando aquilo que já se divulgou exaustivamente sobre o caso, mas os presos citam diferentes agentes, alguns conhecem pelo nome, mas outros eles dão características”, disse o delegado.

Rafael Catunda acredita que, apesar do trabalho ser intenso, poderá concluir o inquérito antes mesmo do prazo legal e não prevê que necessite pedir prorrogação do prazo de conclusão à Justiça.

 

Fonte: TJ/ES