Notícias

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013

Tortura: Preso tem braço quebrado no Xuri

Menos de uma semana depois das denúncias de maus tratos contra 52 internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha III, com repercussão nacional, mais um preso sofreu tortura no Complexo Penitenciário do Xuri, em Vila Velha, na Grande Vitória, zerando o “torturômetro” pela terceira vez no ano de 2013, uma média de uma tortura a cada cinco dias.

A denúncia foi encaminhada pela juíza Cristina Eller Pimenta Bernardo, da 2ª Vara Criminal de Linhares, responsável pelas execuções penais de Linhares e São Mateus, à Vara de Execuções Penais de Vila Velha e à Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Tortura, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, depois de ouvir os relatos da namorada do preso.

De acordo com a magistrada, o apenado havia sido transferido da Penitenciária Regional de São Mateus, no Norte do Estado, para o Complexo do Xuri para que pudesse se submeter a uma cirurgia em um braço num hospital da Grande Vitória. No presídio vila-velhense, sofreu violência física por parte de agentes penitenciários, que lhe quebraram um dos braços.

 

Fonte: TJ/ES